domingo, 17 de fevereiro de 2013

Ovos de Páscoa recheados de bolo



Hoje vou partilhar convosco uns bolinhos muito giros que fiz o ano passado para a Páscoa. São bolinhos em forma de ovo.  A massa do bolo é cozinhada dentro das cascas dos ovos e, depois, para se comer o bolo, têm de se descascar. É uma receita muito original e tanto os miúdos como os adultos gostaram imenso da ideia. Outra coisa óptima sobre esta técnica é que pode ser feita com qualquer massa para bolos e, portanto, podem utilizar a receita que preferirem. Preparar as cascas dos ovos leva algum tempo, por isso podem começar a guardar as cascas desde já se querem fazer estes bolinhos a tempo para a Páscoa.

O que eu fiz para as cascas foi: cada vez que precisava dum ovo, fazia um buraquinho no ovo e tirava o conteúdo por lá, em vez de parti-lo ao meio como costumamos fazer. Depois, lava-se muito bem a casca por dentro, enchendo-a com água várias vezes até ficar limpa. Colocam-se as cascas sobre um papel de cozinha para secarem por completo. Desta maneira fui guardando as cascas dos ovos que ia utilizando na cozinha.

Para tingir as cascas é preciso pôr água num copo ou frasco de vidro, colocar umas gotas de corante alimentar (desses líquidos que se vendem nos supermercados) e um bocadinho de vinagre (o vinagre ajuda a que a cor adira às cascas). Colocam-se as cascas dos ovos nos recipientes com água e deixam-se lá por um ou dois dias até ficarem coloridos.


Depois de coloridas, colocam-se as cascas novamente sobre papel de cozinha (absorvente) ou nas caixas de cartão próprias dos ovos para secarem bem.

Quando as cascas estiverem coloridas e secas, colocam-se sobre uns suportes de metal ou forminhas para bolinhos que ajudarão a manter as cascas no seu lugar quando forem ao forno. As forminhas devem ser colocadas num tabuleiro.



Prepara-se a massa do bolo (qualquer receita serve) e enchem-se as cascas com a ajuda duma colher de chá ou café ou com um saco de pasteleiro. Atenção à quantidade de massa que se deita nas cascas! Têm de enchê-las só até metade pois a massa cresce muito com o calor do forno. Eu fiz os meus de mármore: baunilha e chocolate!


Não se preocupem se a massa saí um bocado pelo buraco. As cascas podem-se limpar com a ajuda duma faca de manteiga e um pano húmido.


Além disso, depois podem colocar os ovinhos num cesto com a parte suja para abaixo e ninguém repara!



Para comer os bolinhos só têm de descascá-los! Ficam muito giros e originais.



Espero que tenham gostado da ideia tanto quanto eu e tentem fazer em casa. E se fizerem, mandem as fotografias!

Pam

Sem comentários:

Enviar um comentário